sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Capitulo XI – Sair ou não sair, eis a questão


O Futebol enquanto desporto é igual a tantas outras coisas da vida, é composto por regras , riscos e por vezes também o factor sorte tem que estar presente. Mas o mais importante é todos os intervenientes conheçam as regras do jogo. Quando as regras são desconhecidas, ai sim podemos ter episódios hilariantes, como este que aconteceu.
Encontavamos-nos no “Estádio da Sardôa”, perante um jogo de treino das camadas jovens do Garvão, pensamos que juvenis; sim porque Garvão ainda teve em tempos uma equipa deste escalão, é provável que não se lembrem porque os feitos não foram muito grandes, mas o que interessa é competir e estar presente, porque o desporto dá saúde e faz crescer. A equipa aqueceu bastante bem, mas o treinador na altura, pouco ou nada percebia de futebol, uma vez que a especialidade dele era outra, mas quem dá o que tem não merece castigo, como era o caso. O treinador deu as respectivas instruções, melhor dizendo, procurou colocar o onze inicial em campo e ver como é que estes se desenrascavam. Agora já perceram porque razão este tema surge no Capitulo XI, lol lol.
Nesse dia o sol irradiava, e havia bastante luz, mas para quem nunca tinha jogado à bola principalmente futebol de onze, até o astro rei atrapalhava, o que era o caso do nosso lateral direito. Lateral esse, que apesar de dar uns toques na bola, nunca se tinha estreado num recinto tão grande como aquele, não sabia qual o papel que cabe a um lateral e estava com os nervos estavam à franja da pele. Poderão vizualizar as medidas do campo na foto e imaginar a situação.
Para quem conhece as regras do jogo, ou até jogou futebol alguma vez na vida, o papel que cabe aos defesas é assegurar a defesa das redes da sua baliza, e garantir que nenhum jogador da outra equipa fique em jogo ou em linha com eles, por caso contrário o arbitro e seus auxiliares nada assinalarão, e em caso de golo este será sempre validado. Daí existir uma expressão típica que é utilizada pelos defesas, treinadores e guarda-redes, que consiste na palavar “SAI”, e cujo comando determina que todos os defesas procurem ficar em linha o mais rápidamente possível, com o objectivo de deixar os adversários em fora de jogo.
O nosso lateral desconhecendo esta terminologia e desconhecendo sobretudo as funções do lateral, estava constantemente a colocar o adversário em jogo, e só ouvia a multidão a gritar-lhe “SAI”. O treinador ao não conseguir vencer a multidão, juntou-se a esta, e cada vez que havia uma recuperação de bola por parte da sua defesa, gritava para esse jogador, “SAI; SAI”. Passados alguns minutos, o jogador na sua passada tipica de corrida (lenta) veio ter ao banco, e disse ao treinador: “Mister quem é que entra no meu lugar”? Lol lol
Podemos até falar o mesmo idioma, agora quem não percebe as regras ou não conhece o sentido que deve de ser dado as palavras, comente estas peripécias, e poderá sempre dizer que passou ao lado, mas mesmo ao lado de uma grande carreira. Lol


Sem comentários:

Enviar um comentário