quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Capitulo IV - Circuito Alternativo

Em tempos Garvão teve uma prestigiada equipa de ciclismo, cuja carolice de uma pessoa foi e será sempre de inaltecer, porque ao menos dinamizou outro tipo de desporto que não o futebol. Não é que tenhamos nada contra o futebol, mas outros desportos fazem falta e são necessários. Enquanto a equipa de ciclismo existiu, todos os anos por ocasião das Festas de Garvão, existia uma prova desta modalidade, a qual era composta por um circuito de 15 voltas em torno da vila, cuja duresa era por demais evidente. A prova iniciava-se no Largo da Amoreira em direcção ao Largo da Palmeira, passava pela Rua de Ourique em direcção à Rua da Sardôa, e depois era sempre a descer pela Estrada Nacional até à Rua do Dr. Loução.
Em finais dos anos oitenta, um prestigiado ciclista desta formação sempre que ia treinar para esse circuito, levava mais tempo sentado nos bancos do Largo da Amoreira, do que propriamente a pedalar, e cada vez que era visualmente observado pelo responsável da equipa era-lhe comunicado para ir fazer o circuito.
Chegados ao dia da prova, e como seria de esperar, esse ciclisma estava numa forma excepcional e tinha-se tornado um especialista neste circuito, pelo que ninguém se admirou que ao final da primeira volta já viesse destacado na cauda do pelotão. Lol Continuou a manter a sua pedalada, mais uma volta, e continuava a lutar com o carro vassoura pela sua classificação. Outra volta e novamente na mesma posição. Passado algumas voltas ao circuito, qual não foi o espanto da multidão que assistia a esta prova, o mesmo ciclista que acabara de competir na volta anterior com o carro vassoura, vinha integrado no pelotão em local de destaque. A multidão estava ao rubro, devido a tamanha façanha. Ele não concluiu a prova nesse ano, apenas porque era muito dura como já haviamos referido, e esquecemos de dizer que o desvio para o poço da Sardôa não fazia parte do circuito principal da prova, mas que deu um grande jeito, deu. Lol lol

Sem comentários:

Enviar um comentário